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A educação corporativa já está em discussão há muitos anos. Diversas empresas já estão adaptadas, levando os treinamentos presenciais, para o formato digital. As novas tecnologias e as mudanças de demanda, favoreceram o crescimento da educação corporativa on-line, provocando uma ampla mudança na aprendizagem corporativa e, principalmente, na entrega de treinamentos a distância.

A diferença entre corporações

A princípio, algumas corporações tomaram a decisão intencional de se concentrar nos treinamentos em sala de aula. Em outras palavras, eles decidiram que os alunos valorizam a experiência pessoal e que a empresa se beneficiaria com essa preferência.

Por outro lado, outras instituições escolheram dar mais ênfase ao treinamento digital, inicialmente com aulas gravadas em VHS ou DVD, mas ainda longe do modelo on-line como conhecemos hoje. Mesmo assim, já era valorizada a possibilidade de ampliar as oportunidades de treinamento de seus funcionários, com maior rapidez e com custos reduzidos. Além disso, não existia a necessidade de levar os alunos a um centro de treinamento ou de ter uma equipe de instrutores constantemente disponível.

A transformação digital da aprendizagem corporativa nas últimas décadas deu origem a 4 tipos diferentes de métodos de entrega.

Em um artigo recente da Harvard Business Review, acadêmicos experientes examinaram o panorama do ensino superior e identificaram 3 estágios para faculdades e universidades.

Essas categorias podem ser consideradas também no panorama da aprendizagem corporativa. Confira agora cada uma delas:

1. Iniciantes digitais

Iniciantes digitais são aqueles que têm menos de 3% de seus cursos disponíveis online e não têm experiência em ensino online. Além disso, não possuem nenhuma equipe ou orçamento para explorar ou expandir o conteúdo online ou um plano de treinamentos e educação corporativa estruturado. Os métodos dessas organizações se enquadram em uma categoria mais novata, com pouco potencial explorado, mas com muito potencial a ser desenvolvido.

2. Adotantes Emergentes

Os adotantes emergentes têm experimentado com sucesso as novas formas de aprendizagem corporativa. Principalmente nas demandas de entrega dos treinamentos remotos. Ou seja, a distância.

Eles já dispõem de ferramentas básicas de comunicação e colaboração, com alguns departamentos entregando programas online. Professores e instrutores contam com os benefícios dessa tecnologia e abraçam a ideia com mais firmeza. Essas universidades e empresas provavelmente continuam a expandir seus métodos de entrega deste tipo de educação e já se beneficiam em maior escala da agilidade, redução de custos e resultados da adoção deste tipo de aprendizado.

3. Instituições Avançadas

As instituições avançadas têm uma infraestrutura técnica robusta, um grande catálogo de conteúdo digital e um corpo docente versado em ensino online.  Eles geralmente têm centros dedicados de inovação acadêmica que conduzem sua estratégia digital. Todas essas categorias já tinham seus serviços disponíveis antes da pandemia do novo coronavírus, em 2020. 

No entanto, o desafio para grandes corporações em meio à pandemia, e no futuro, não é saber qual método de entrega será escolhido por meio de um processo estratégico. Mas sim saber quais as circunstâncias externas que determinam a posição das empresas. E se é possível fornecer treinamentos remotos personalizados. 

Em todo o mundo, muitas empresas passaram por uma mudança brusca quando entidades governamentais emitiram as novas demandas. Mas as instituições deram conta de manter a aprendizagem corporativa atualizada.

E como fica a aprendizagem corporativa agora?

Algumas empresas já se comprometeram a continuar realizando sessões presenciais pelo maior tempo possível. Mas elas não sabem se essa escolha resistirá às mudanças globais.

O que pode funcionar nas primeiras semanas pode não durar nem um trimestre. 

Por exemplo, no início deste ano, a Ford Motor Company abriu duas fábricas de montagem, com grande alarde. No entanto, fechou dias depois, quando seus funcionários adoeceram. 

A única maneira de lidar com a incerteza é ter planejamentos remotos. As grandes empresas devem ter como objetivo fornecem uma qualificação superior, mesmo a distância.

São necessários sistemas de entrega flexíveis que permitirão aos líderes de aprendizagem e alunos alternar entre as opções. Assim, mesmo se tiverem a opção presencial, poderão escolher a melhor. 

A velocidade das mudanças é um fatores essencial. Especialmente para empresas que querem subir de nível. Geralmente, isso levaria anos. Em 2020, a pandemia fez com que acontecesse em semanas 

Como ter sucesso na promoção da aprendizagem corporativa remota e personalizada

Por fim, muitas empresas buscam ser bem sucedidas na aprendizagem corporativa. Por isso, precisam levar em conta algumas sugestões:

  • Qual o nível atual da corporação? Iniciante, emergente ou experiente?
  • Qual é o estado futuro na entrega dos treinamentos? O que está fazendo para alcançá-lo?
  • Qual é a sua estratégia para diminuir o risco que as forças externas apresentam, fora do controle?

O ambiente corporativo moderno precisa implementar práticas de aprendizagem corporativa remota. 

Para cumprir as demandas com qualidade, é essencial avaliar as escolhas da empresa e como ela pretende adotar as novas tecnologias para oferecer um programa de educação corporativa e treinamentos online eficiente e com resultados mensuráveis, fazendo com que o uso das tecnologias de educação digital promovam resultados constantes para sua operação.

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